terça-feira, 30 de novembro de 2010

É Natal, lá lá lá

Ok, eu ia escrever um blá blá blá aqui sobre o meu dia a dia. Mas mudei de idéia. Vamos é falar de Natal e mitos que envolvem a data. 
Papai Noel? Quem é Papai Noel?? Pra mim, é o cara que roubou a cena... O objetivo era, ao pensar em Natal, lembrar de Jesus, mas hoje, lembramos é desse bom velhinho gorducho vestido em trajes vermelhas. E da onde surgiu esse cara?? Então, vamos voltar no tempo. 

Século IV
Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Nova Iorque, 1822
Clemente Clark Moore um professor de Literatura Grega  lançou o poema Uma visita de São Nicolau, escrito para os seus seis filhos. O poema divulga São Nicolau viajando com a ajuda de renas que puxavam o seu trenó, popularizando também o fato de que ele entrava nas casas pela chaminé.

Existem duas explicações para o fato de se usar a chaminé. Uma é que as pessoas tinham o costume de limpar a chaminé de casa na época do ano novo para deixar a boa sorte entrar. Outra explicação, dita como a verdadeira, veio da Finlândia, onde os antigos laões viviam em pequenas tendas, muito parecidas com iglus, mas eram cobertas por pele de rena e a entrada era feita por um buraco no telhado. E também ao fato, claro, de que São Nicolau deixava o saco de moedas pelas chaminés das pessoas. 

1886
O cartunista Thomas Nast deu a pincelada final no bom velhinho. É divulgado na internet que a responsável pela roupagem seria a Coca Cola, mas é comprovado que este mito não é real. Antes do rascunho final ser feito pelo cartunista, Papai Noel vestia roupas de inverno na cor verde ou marrom e uma coroa de azevinhos na cabeça, vindo mais para o lado religioso.  Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal. Simplificando, o chapéu do Papa.

 
1931
A Coca-Cola faz uma grande campanha publicitária vestindo o Papai Noel de acordo com a idéia de Thomas Nast, (imagem ao lado) com as cores vermela e branca, o que foi bastante convincente, já que são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo da bebida no inverno (periodo em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorma sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. 
Então, apesar de ser a responsavel pela fama, a Coca-Cola não foi a responsável por criar a imagem hoje conhecida de Noel.

Dias atuais. 
Hoje há uma grande discução sobre o assunto. Muitas pessoas são contra a imagem do bom velhinho. Os Cristãos, assim como eu, acreditam que isso desvia o principal motivo da comemoração da data. Outras pessoas não gostam pois transforma o Natal como uma data de simbolo consumista, e alguns pais discordam em mentir para as crianças.

Lembro bem quando, no ano passado, o Aiden descobriu que Papai Noel não existe. Chorou por uma meia hora e depois encheu a Melissa de perguntas. Aqui em casa a coisa acontece de uma maneira diferente. Nas meias na lareira são colocados pequenos presentes, os que vêm do Papai Noel, embaixo da árvore estão os presentes dos familiares. O que é uma idéia bem legal, assim as crianças sabem que os presentes vem dos pais, mas ainda assim acreditam no mito, pelo menos até as outras crianças na escola começarem a falar no assunto e trazerem uma idéia de que o cara não é real.
Também lembro de quando era pequena e eu pendurava uma meia na porta do quarto(na falta da lareira...), se não me engano, ganhavamos algo no dia de São Nicolau. Me recordo de uma vez em que, lá por 1995, acordei cedo de manhã e tive a surpresa de achar um CD enfiado na minha meinha (porque na época eu ainda tinha um pézinho.. rsrs) e outro na da minha irmã. O fato é que eu gostei mais da capa do da minha irmã, que era do Lulu Santos com dois ursos de pelúcia, um azul e um rosa, na capa. Gostei e queria era aquele ali pra mim!! Porque o meu CD era de contos infantís, então tinha a foto de duas pessoas que narravam as histórias e não de dois ursos fofos na frente! Tentei trocar (acreditando que nunca ninguém descobriria, afinal, eu tinha sido a primeira a descobrir o pote de ouro no final do arco-iris!!), mas não consegui enfiar aquele cd dentro da pabre meia e deixei como estava... Mas sempre senti algo diferente ao olhar para o CD com os usros na capa.

Quem quer mandar uma cartinha para o Papai Noel? Ele tem endereço fixo na Finlândia!
Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia
http://www.santaclausoffice.fi

5 comentários:

**jOsi** disse...

Nunca pesquisei sobre tema^^ ehuehueheu Valeu aí! Agora conta das suas baboseiras do dia-a-dia q eu amoo! heheuehue Bjooo

Anônimo disse...

nossos alunos que estudam na finlandia visitam o papai noel!!!

Nanda disse...

Oie Paula, td bom?
Nossa adorei seu blog e seu texto sobre o natal, muito interessante :)
Ahh sou nova no seu blog e tb estou no processo de AU PAIR!!
BJO
Nanda

Anônimo disse...

hahaha li tudo! shauhsuhushushs
very interesting :)
ahh, vá, com certeza vou mandar carta pra finlândia! kkkkkkkkkkk

Beijooo!

Natasha disse...

Mandarei minha cartinha...será que ele responde?