quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Rummikub

Eu conheci o Rummikub (Jogo onde usamos pequenas pessinhas com números de 1 a 13 estampados para formar trincas e sequências) atravéz da minha irmã há alguns anos, quando ela apareceu em casa com uma caixa do jogo. Adorei o jogo na hora! Como já postei aqui, sou meio nerd, e jogos onde é necessário pensar antes de jogar me facinam. Desde criança eu já adorava quebra-cabeça e o jogo da memória ou forca, coisa que ninguém nunca queria jogar comigo. Tirando o jogo da forca que sempre foi presença confirmada na última página dos meus cadernos de aula.
Nos Estados Unidos ele é até que bem conhecido, temos em casa, mas só joguei ele duas vezes aqui. Onde eu jogo mesmo, e incomodo todo mundo até achar alguém pra jogar comigo, é lá na casa da Carol, onde a família dela tem duas caixas do jogo, proporcionando que não apenas quatro, mas oito pessoas joguem. Eu estou tão viciadinha no jogo, que acabei encontrando as versão on-line no site official do jogo (www.rummikub.com) onde pessoas do mundo inteiro duelam entre si. Agora eu encontrei alguns amigos que também topam jogar comigo on-line.
Esse jogo foi criado por um judeu em 1930, as peças eram fabricadas por ele e sua família no quintal de casa. Aos poucos foram vendendo o jogo para pequenas lojas na região, até que começou a ser conhecido internacionalmente e em 1977 foi o mais vendido aqui nos Estados Unidos.
Hoje existe uma competicão internacional do jogo que acontece a cada três anos e em 2009 (última competição) a vencedora é brasileira!! O nome dela é Andréa Papazissis, a competição aconteceu na Espanha e teve participação de 32 países.

Um comentário:

Anônimo disse...

adoro!! mas nunca jogo! hehehe

tento fazer o bruno jogar general comigo, mas ele nunca quer!!!!